Menos Desperdício – #Reciclar

Menos Desperdício – #Reciclar

O meu segundo passo para fazer menos desperdício foi o de Reciclar.

Eu já faço reciclagem há 15 anos e considerava-me muito amiga do ambiente. Separo o lixo por lixo orgânico, papel, vidro e plástico e metal e coloco no respetivo contentor.

No entanto hoje percebo que reciclar deveria ser o 4ª passo em termos de importância, pois só reciclamos aquilo que não podemos recusar, reduzir ou reutilizar.

Hoje percebo que a reciclagem vem depois do recusar, reduzir e reutilizar. Pois a reciclagem existe em maior numero porque trazemos para casa muito desperdício, que podíamos e deveríamos ter recusado, como é o caso do plástico.

Sempre que comprar algo pense no ciclo de vida desse produto. Por exemplo, podemos reciclar o plástico no entanto ele é um produto tóxico desde a produção à reciclagem.

Mas o problema é que uma grande percentagem não é reciclado e vai parar a aterros, que por sua vez vão parar aos rios e mares. Alem de fazerem poluição, vão passar a fazer parte da cadeia alimentar dos peixes, pois eles não distinguem o alimento do plástico. E por consequência esse peixe contaminado vem parar ao nosso prato.

Já existem imensas alternativas a tudo o que é plástico.

Em portugal temos os ecopontos, que são sítios onde se deixam os produtos para a reciclagem:

Azul – Para papel

Amarelo – Para Metal e Plástico

Verde – Para Vidro – não colocar espelhos, cristal ou pyrex, pois têm uma composição diferente do vidro e não são recicláveis.

Também já existem em menor numero:

Pilhões – Para deixar as pilhas gastas. Aqui convém comprar pilhas recarregáveis, pois prolonga o ciclo de vida do produto e pode reutilizar durante muito tempo, evitando o desperdício.

Ponto Electrão – que é para deixar electrodomésticos que já não funcionam.

Pneus – também existem empresas que aceitam para reciclagem.

Recuse mais plástico e contribua para um planeta mais Feliz. Assim no futuro todos iremos ganhar.

No inicio pode parecer difícil, mas RECUSAR é muito importante para o caminho de uma vida com menos desperdício e Menos Reciclagem.

Aprenda a RECUSAR e RECICLAR e Seja Feliz

 

Advertisements

O seu comentário é importante

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.